É fundamental identificar corretamente as causas para que se possa entender que hábitos precisam ser modificados ou quando um tratamento mais completo é necessário. A insônia pode ser causada por diversos fatores. Acompanhe!
Transtornos emocionais e psiquiátricos
Depressão, estresse, ansiedade, bipolaridade, pensamentos negativos e preocupações também podem dificultar o sono. Além disso, alguns desses transtornos podem aumentar a produção de cortisol e inibir a produção de melatonina.
Hábitos de sono irregulares
Dormir em horários diferentes ou ter uma rotina de sono pouco saudável pode atrapalhar o sono.
Mudanças de rotina
Viajar ou alterar o horário de trabalho pode provocar uma mudança no ciclo circadiano do corpo.
Consumo de estimulantes
Bebidas como café, chá-preto e refrigerantes com cafeína podem interferir no sono, assim como fumar e consumir bebidas alcoólicas.
Condições médicas
Algumas condições médicas, como dor crônica, apneia do sono, refluxo gastroesofágico, síndrome das pernas inquietas, necessidade frequente de urinar, entre outros problemas de saúde podem causar insônia. Condições como gravidez, particularmente no terceiro trimestre, e menopausa também podem causar problemas de sono.
Efeitos colaterais de medicamentos
Alguns medicamentos podem interferir no sono como, por exemplo, antidepressivos, medicamentos para pressão alta, antialérgicos, estimulantes e corticoides, entre outros.
Ambiente de sono inadequado
Fatores do ambiente onde se dorme, como uso de luz, temperatura elevada, desconforto na cama, podem dificultar o sono.
Redução ou inibição da produção de melatonina em nosso corpo
A produção de melatonina (hormônio do sono) costuma diminuir com a idade, afetando principalmente os idosos. Além disso, entre outros fatores, a exposição prolongada à luz artificial à noite, especialmente a luz azul de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e televisores, também pode inibir a produção de melatonina.
Ninnar | Melatonina em gotas
Suplemento que promove o relaxamento e ajuda a regular o sono, além de auxiliar na redução dos sintomas da depressão, ansiedade e estresse.
Por: R$ 23,90
ComprarDe modo geral, a maioria das pessoas pode ter melhores noites de sono com a adoção de hábitos que irão favorecer o relaxamento noturno, também conhecidos como higiene do sono.
Porém, se você estiver com alguma condição médica ou fazendo uso de medicamentos que podem afetar a qualidade do seu sono, se faz necessária uma consulta médica para uma identificação mais precisa das causas e escolha da melhor opção de tratamento. Se a insônia persistir após 3 meses (insônia crônica) ou estiver causando risco de vida também é recomendado que se procure ajuda médica imediatamente.